sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Projeto O Mundo Religioso

No inicio deste ano, em que também o Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol, os alunos e a professora foram provocados para pesquisar sobre: O Mundo Rligioso. É importante salientar que o projeto foi destaque na XXII Mostra Municipal de Projetos Pedagógicos da cidade de Pomerode.

1º A magia da bola e sua origem sagrada:
Depois de ler o texto publicado na Revista Nova Escola deste ano, refletimos sobre a simbologia dos círculos e esferas que são tidos pelos povos e culturas de todos os tempos como um mistério da existência humana e da morte. Percebemos que em ritos sagrados, dançantes e esportivos sempre foram usadas esferas e bolas de varias matérias-primas e diversos significados e objetivos.

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2014:
 Com o tema: Acaso Cristo está Dividido? 1 Cor 1, 1-17, organizado pela comissão do Canadá. As equipes previamente definidas confeccionaram uma cruz em formato de mosaico. Nas avaliações, observamos a gestão dos conflitos. O fechamento da semana culminou com o Culto organizado pela Comissão de Ensino Religioso e a Secretaria Municipal de Educação.
Concluímos que mesmo com nossas diferenças e administrar a vontade do outro e a minha, podemos realizar trabalhos maravilhosos quando nos unimos por um objetivo comum.

A religiosidade dos países da Copa 2014:
Antigamente cada parte do mundo tinha sua própria religião. Porém nos tempos modernos e globalizados podemos encontrar membros das diversas religiões em todos os lugares do mundo.
Com o inicio da copa fomos instigados a pesquisar a religiosidade dos países que participaram do evento este ano. Concluímos que o cristianismo é a religião mais difundida no mundo.

Objetivos atingidos:

Descobrimos de que forma os símbolos universais, como a bola, retratam as necessidades e os sonhos transcendentes das pessoas;

Sentimo-nos seres únicos, com individualidades, mas em interação social;

Sentimo-nos pessoas autônomas e livres, mas, ao mesmo tempo, ligadas às raízes dos nossos antepassados;

Identificamos as capacidades pessoais e vê-las como potencialidades, iluminadas pela transcendência. Optar entre um interesse pessoal e uma ação coletiva, e por que não dizer solidaria;


Compreendemos o quanto são relativas às opiniões que se formam sobre as pessoas e descobrir a importância do dialogo e do respeito à individualidade.

Categoria: Ensino Fundamental Anos Finais
Expositores: Igor Reis Nunes, Pamela Cristina Draeger
Instituição: Escola de Educação Básica Municipal Profº Curt Brandes           
Cidade: Pomerode
Orientadora: Roseana Viebrantz
Endereço eletrônico da orientadora: roviebrantz@yahoo.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário