O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Embora o movimento refira o câncer de mama especialmente em mulheres, há casos também deste tipo de câncer em homens. Para cada 99 casos somente um caso é de homem. Assim, além de chamar os homens para o necessário apoio ás mulheres que são detectadas com câncer de mama, é importante também eles cuidarem-se.
Aqui em Pomerode não é diferente de outros lugares do mundo, pois temos um grupo de senhoras voluntárias que atuam na Rede Feminina de Combate ao Câncer, estas voluntárias fazem um trabalho muito importante em nossa sociedade e merecem um especial destaque neste mês. Para conhecermos melhor o trabalho destas voluntárias entrevistei nossa professora Rosiana Viebrantz que é uma das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode.
Ursula: Quando e qual o objetivo da Rede Feminina de Pomerode?
Rosiana: A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode foi fundada aos 31 de Outubro de 2000. Tem como principal objetivo a prevenção do câncer de colo de útero e de mama, fazendo também campanhas de prevenção e divulgação, sobre câncer de próstata, pele e outros. Desenvolvemos programas de combate ao câncer, visando à promoção da saúde e em especial o combate ao câncer e, o bem estar do portador de câncer.
Ursula: Quantas são as voluntárias e quais os setores que a Rede Feminina atua?
Rosiana: Somos cerca de 40 voluntárias que doam seu tempo, prestando serviços à comunidade de Pomerode em cinco setores que são os seguintes:
- No Ambulatório, que funciona na própria sede, sito à Rua XV de Novembro, 644 próximo a Prefeitura e ao Fórum, onde são atendidas as mulheres numa sala equipada, para realizar o exame “Papanicolau”. Oferecemos Espaço para a fisioterapia com “luvas”, para quem operou as mamas (mulheres mastectomizadas) e também atendimento para as pessoas que nos procuram para relatar seus problemas, principalmente em relação ao câncer e outras doenças. São realizados em média 60 atendimentos/mês.
- Setor Educacional é uma equipe que faz palestras em indústrias e na comunidade, falando sobre a prevenção do câncer, abordando temas importantes para nossa saúde física e mental.
- Setor de Apoio Moral é o Grupo de voluntárias que fazem visitas a doentes, em suas casas, autorizadas pelos familiares com o objetivo de levar alguma informação e apoio nos momentos mais críticos dos tratamentos, auxiliando no que for necessário e possível.
- Loja, temos uma loja de roupas usadas e doadas pela comunidade e roupas novas doadas por empresas, que são vendidas a preços muito baixos. Seu objetivo é custear as despesas da Rede Feminina. A loja situa-se junto a nossa sede na Rua XV de Novembro e atende nas terças-feira à tarde e aos sábados de manhã.
- Setor de Eventos - É este grupo que realiza ações como: café beneficente, natal no Clube Pomerode, pedágio e rifas durante o ano para arrecadar dinheiro para podermos fazer todo o atendimento.
Mensagem final da professora e voluntária da Rede feminina Sra. Rosiana:
“Juntem-se a nós nesta empreitada, precisamos pensar mais em nós mulheres, mães, esposas, trabalhadoras. Vamos lembrar-nos de olhar mais para nós mesmos, pois se estivermos bem, dispostas, com saúde, todos ao nosso redor ficarão bem, toda a nossa família estará feliz. Não podemos esquecer da nossa saúde. Por isso seja você também uma voluntária e nesta Rede Rosa!
E para não deixar em branco a equipe de professores e funcionários da nossa escola aderiram a campanha, adquirindo a camiseta do Outubro Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário