quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Muito mais que uma visita ao Pommern Heim


No final de 2017, durante a reunião de avaliação e planejamento do Projeto PETECA, a professora Roseana desafiou o grupo a acrescentar como uma das bases do projeto a solidariedade. Diversas ações foram realizadas durante as aulas de Ensino Religioso, Língua Portuguesa e do grupo teatro coordenado pelo professor Maicon que resultaram na dramatização da peça “Velhice”.

Durante a fase de adaptação da peça e ensaio ocorreram muitos debates sobre o que é “velhice”.

A apresentação no Show de Talentos da escola foi um momento marcante para todos, mas um pensamento estava muito claro entre os envolvidos: o objetivo era levar a peça para apresentar no Centro de Convivência Pommern Heim.

Depois da apresentação ficamos curiosos ao saber que os internos iriam apresentar os seus talentos.
Tivemos apresentações de poesia e músicas compostas por eles. Foi um momento muito emocionante!

Como parte da metodologia PETECA, após cada ação, temos uma roda de conversa e, como não poderia deixar de ser, foi novamente um momento de grande emoção, onde os nossos jovens atores, extasiados, contavam com lágrimas nos olhos cada detalhe, dando ênfase ao que sentiram durante aquele momento de troca de experiências com os idosos. Falas como:  “Não sou muito religiosa, mas o hino religioso cantado pelo idoso me fez repensar meus valores de vida”; “Aquela história trouxe muitas verdades para a minha vida!” se repetiram durante toda a Roda de Conversa.

Não somos escritores, não conseguimos descrever o que representou esta ação em nossas vidas e nas dos alunos, mas com certeza, a partir de 2018, o Projeto PETECA ganhou o “S” de “solidariedade”, transformando-se no Projeto PETECAS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário