O projeto de Educação Ambiental, iniciado na escola este ano, está sendo trabalhado pelas professoras Jéssica (5ºA e 5ºC) e Luciane (Ciências 6º ao 9º vespertino) e busca conscientizar os estudantes e comunidade escolar quanto ao seu papel como cidadãos no que se refere ao meio ambiente e entender-se como parte dele.
Inicialmente houve um momento de sensibilização, permitindo aos estudantes compreender o que é lixo e o que é resíduo; como fazer o descarte correto dos resíduos e o destino destes. Para isso, cada sala recebeu lixeiras identificadas para a separação dos resíduos gerados ali. Isso permitiu perceber que de todos os resíduos gerados, de lixo sobra pouco e que ao jogar algo fora, não existe fora.
As ações compreendem atitudes cotidianas e que deverão se tornar permanentes nos próximos anos e não apenas no ambiente escolar. São elas:
- coletor de aparas de lápis que serão colocadas na horta;
- lixeira de rejeitos para as aparas que não são de madeira natural, papel toalha, fita adesiva, chicletes, etc;
- lixeira de resíduos descartáveis como papel, plástico, canetas vazias, tubo de cola, plásticos, entre outros;
- coletores de tampinhas separando-as por cores;
- coleta de óleo de cozinha;
- retirada dos papeis toalhas existentes em sala.
Na escola também temos a composteira onde as sobras dos alimentos são aproveitadas e viram adubo para a horta depois de degradados.
Como parte do projeto, nas próximas semanas os alunos farão uma visita técnica ao Parque Girassol, que é uma unidade de educação ambiental e valorização de resíduos, localizado na cidade de Timbó e realizado através do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário